Adeus, Mestre Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli

Otavio Almeida 6 de abril de 2018 0
Adeus, Mestre Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli

Morreu um dos gênios do cinema, o diretor japonês Isao Takahata. Além de assinar algumas das melhores animações, como “Túmulo dos Vagalumes” (foto), um dos filmes mais tristes ever, e “O Conto da Princesa Kaguya”, que concorreu ao Oscar em 2015, Isao Takahata foi cofundador do lendário Studio Ghibli, que rendeu outras produções adoradas mundialmente como “Meu Amigo Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, ambos de Hayao Miyazaki, outro fundador do estúdio.

Isao Takahata começou em 1968, com a animação “Hórus: O Príncipe do Sol”, e assinou sua última produção em 2016 com “A Tartaruga Vermelha”. A animação dirigida por Michaël Dudok de Wit foi indicada ao Oscar da categoria, mas perdeu a estatueta para “Zootopia”, da Disney.

Antes do Studio Ghibli, Takahata trabalhou na Toei Douga (atual Toei Animation), em 1959, e dirigiu filmes como “Anne of Green Galbes” e “Little Norse Prince Valiant”. Foi na Toei que ele conheceu seu colaborador Hayao Miyazaki. Em 1985, os dois juntaram forças com Toshio Suzuki para fundar o Studio Ghibli.

Takahata estava com 82 anos e apresentava um histórico de saúde debilitada por causa de um problema cardíaco.

Deixe seu comentário »