Morre Gary Kurtz, produtor de “Star Wars”

Otavio Almeida 24 de setembro de 2018 0
Morre Gary Kurtz, produtor de “Star Wars”

O produtor Gary Kurtz, responsável pelo “Star Wars” original, além de “O Império Contra-Ataca”, “O Cristal Encantado” e “Loucuras de Verão” (mais conhecido em qualquer lugar do mundo como “American Graffiti”), faleceu aos 78 anos após uma luta ingrata contra o câncer.

Não é exagero colocar Kurtz entre os produtores mais importantes da indústria, já que liderou um dos projetos mais influentes dos últimos 40 anos, “Star Wars”. Sem falar que ajudou muito na continuação, “O Império Contra-Ataca”, afinal George Lucas estava mais preocupado na época em fortalecer a Lucasfilm e sua divisão de efeitos visuais, a Industrial Light & Magic. Tanto que a direção ficou com Irvin Kershner, enquanto Gary Kurtz garantiu que o filme tentasse voos mais ousados em relação ao longa anterior. Digo isso porque desavenças entre Lucas e Kurtz sobre os caminhos traçados para o filme seguinte, “O Retorno de Jedi”, colocaram um fim na parceria. Kurtz achou que Lucas estava muito mais preocupado com aspectos técnicos, a venda de brinquedos inspirados na franquia e a obsessão por um final feliz que propriamente em fazer um grande filme para concluir a primeira trilogia.

Anos mais tarde, Gary Kurtz voltou a criticar George Lucas pelas decisões criativas em relação aos prelúdios (“A Ameaça Fantasma”, “Ataque dos Clones” e “A Vingança dos Sith”) e não perdoou a escalação do ator Hayden Christensen para o papel de Anakin Skywalker.

Deixe seu comentário »