Setor audiovisual não receberá verba da Ancine

Otavio Almeida 30 de março de 2019 0
Setor audiovisual não receberá verba da Ancine

Na última sexta (29), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que, a partir de agora, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) não pode mais repassar dinheiro público ao setor audiovisual. Com a notificação, a Ancine tem até 60 dias para apresentar um plano de ação sobre as prestações de contas dos projetos audiovisuais aprovados, mas sua execução não pode ultrapassar o período de um ano. A informação é do blog do Lauro Jardim.

Isso quer dizer que grande parte da produção nacional, incluindo filmes e séries, serão interrompidas. A imposição do TCU é uma tentativa de obrigar a Ancine a buscar uma rigidez maior no controle das verbas destinadas à cultura. No caso do cinema, sabemos que não temos uma indústria de sonhos com seus estúdios maravilhosos, então é dificílimo tirar um filme do papel sem o apoio da Ancine.

Ou seja, a pergunta é: “O cinema nacional chegou ao fim?”

Bom, claro que não podemos afirmar isso agora, mas durante a campanha presidencial realizada no ano passado, a medida tomada pelo TCU foi uma das promessas do Governo eleito. Vocês pagaram para ver, certo? Estão felizes? Aí está.

Deixe seu comentário »