David Lynch não precisa do Oscar

Otavio Almeida 4 de junho de 2019 3
David Lynch não precisa do Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que os cineastas David Lynch e Lina Wertmüller e o ator Wes Studi receberão o Oscar honorário em homenagem a suas carreiras. Já a atriz Geena Davis receberá o Prêmio Humanitário Jean Hersholt (a última a receber tal honra foi Debbie Reynolds em 2015).

A italiana Lina Wertmüller foi a primeira indicada ao Oscar de Melhor Direção, com o longa Pasqualino Sete Belezas. Wes Studi é o ator de filmes como Dança com Lobos e O Último dos Moicanos, enquanto a lendária Geena Davis é a única da turma que tem um Oscar, o de Melhor Atriz Coadjuvante por Turista Acidental. Fez Os Fantasmas Se Divertem, mas seu papel mais famoso é como uma das protagonistas imortais de Thelma & Louise.

Os quatro receberão as estatuetas no 11º Annual Governors Awards, que será no dia 27 de outubro, em Los Angeles. Spike Lee, Robert Redford e Charlie Chaplin estão entre os nomes que já receberam esse prêmio.

Muito legal tudo isso, mas fico espantado com a quantidade de pessoas felizes com esse tipo de notícia. Ainda mais quando execram o Oscar ano após ano. Não estamos falando do mesmo prêmio que prefere Green Book e Crash que vocês tanto criticaram? Mas ficamos mais maleáveis e dóceis quando a Academia resolve premiar os queridinhos de cada um de nós? Hipocrisia, não? Ora, o Oscar é ou não é um prêmio sério? Merece ou não tamanha credibilidade? Decidam-se.

David Lynch, a mente responsável por Twin Peaks, Mulholland Drive e Veludo Azul precisa mesmo de um Oscar? Eu diria que nunca fez falta a ele. Green Book e Crash precisam do Oscar para serem lembrados. David Lynch não.

Pensem nisso.

3 Comentários »

  1. Paulo Ricardo 4 de junho de 2019 às 5:10 PM -

    Nunca imaginei ver o David Lynch com uma estatueta do Oscar.Bem…antes tarde do que nunca!

  2. Kamila Azevedo 6 de junho de 2019 às 8:48 AM -

    David Lynch é um cineasta criativo e inventivo. A maioria dos seus filmes não me agrada, mas eu entendo que a presença dele para a indústria é muito importante. De uma certa maneira, o Oscar honorário valida essa inventividade dele e é muito importante, ainda mais considerando que a origem de Lynch é o cinema independente. Com certeza, premiá-lo dá força para outros que, assim como ele, desejam trilhar uma trajetória própria em suas carreiras.

  3. Otávio Almeida 7 de junho de 2019 às 6:58 PM -

    Kamila, você destruiu. É isso aí. Bjs

Deixe seu comentário »