Filmmaker Mode: cineastas se unem para ajustar a configuração da sua TV

Otavio Almeida 29 de agosto de 2019 0
Filmmaker Mode: cineastas se unem para ajustar a configuração da sua TV

Talvez isso não seja importante para muita gente, mas acho que as visões originais dos diretores devem ser mantidas mesmo quando assistimos a filmes fora do cinema. Mas quando me refiro à visão, desta vez estou falando da qualidade da imagem mesmo.

E sabe aquela que impacta nossos olhos pela super nitidez nas TVs expostas nas melhores lojas? Isso é culpa (ou mérito?) da configuração conhecida como m, , que aumenta consideravelmente a velocidade de 24 quadros por segundo, gerando movimentos mais acelerados em imagens mais brilhantes e polidas. No Brasil, isso não costuma render polêmicas, mas nos EUA, as TVs são vendidas com essa configuração inicial e isso irrita MUITO os cineastas.

Pode reparar: esse “detalhe” quanto à definição passa a impressão de que as TVs atuais de nossas casas têm imagens mais impressionantes que as dos filmes exibidos nas salas de cinema. Mas segundo diretores como Christopher Nolan, Martin Scorsese, Patty Jenkins, Ryan Coogler, James Cameron, Ang Lee, J.J. Abrams, Paul Thomas Anderson, Ava DuVernay e Rian Johnson recorreram à UHD Alliance (formada por profissionais de Hollywood e desenvolvedores de produtos eletrônicos) combate ao motion smoothing com o Filmmaker Mode, uma configuração que mantém na TV a qualidade de imagem pretendida por seus realizadores quando exibiram suas obras nos cinemas ou mesmo quando criadas diretamente para a televisão.

Não temos informação ainda sobre quando o Filmmaker Mode será lançado nos próximos modelos de TVs americanas, muito menos no Brasil. Mas algumas marcas como Panasonic e LG já toparam atender à solicitação dos diretores.

Assista ao vídeo abaixo para saber o que pensam alguns deles:

Deixe seu comentário »