O povo quer um Oscar para Robert Downey Jr.

Otavio Almeida 6 de agosto de 2019 2
O povo quer um Oscar para Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr. encerrou sua jornada com a Marvel em Vingadores: Ultimato, filme que alcançou o topo das bilheterias mundiais. Foram 11 anos de sua carreira dedicados a Tony Stark (ou o Homem de Ferro).

Mas em termos de premiação durante o período, ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia/Musical) por Sherlock Holmes e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Trovão Tropical. Nenhuma pelo papel que resgatou sua carreira, e deu um novo sentido a ela, após o ator lidar com uma fase difícil de sua vida pessoal e amargando oportunidades de segunda linha em Hollywood.

Agora, muitos fãs pedem o devido reconhecimento da indústria ao astro com, no mínimo, uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por Ultimato. Eu acho que isso deveria ter acontecido já no primeiro Homem de Ferro, de 2008, mas a Academia já premiou muitos talentos de diversas áreas pelo conjunto da obra. Não com uma estatueta especial, mas com o jogo rolando mesmo. Às vezes nem é por um grande filme. Outra vezes, sim. Como foi o caso de Martin Scorsese, ganhando o Oscar de Melhor Diretor por Os Infiltrados.

Então, por que Robert Downey Jr. não pode receber uma indicação agora por sua performance em Ultimato? Bom, ele pode. E, na minha opinião, merece. Porém, será que precisa? Não reclamamos tanto do Oscar por premiar filmes como Green Book (neste ano)? É incrível, só que mesmo criticando a Academia, ainda cobramos reconhecimento aos talentos que realmente merecem. Será que, depois de tanta mancada, precisamos mesmo levar o Oscar tão à sério?

Já escrevi isso diversas vezes aqui, mas Robert Downey Jr. não precisa do Oscar. Ele entrou para a história do cinema de outro jeito. Um jeito ainda melhor. Seu nome estará para sempre no coração; imaginário coletivo dos fãs e da cultura pop em geral. Sua imagem como o Homem de Ferro é tão sólida que Tony Stark chegou a passar por alterações no visual para ficar um pouco mais parecido com Robert Downey Jr. Isso não é para qualquer um.

Não é Robert Downey Jr. que precisa do Oscar. É o Oscar que precisa de nomes como Robert Downey Jr. para a festa não seguir como motivo de piada nos próximos anos.

É claro que uma indicação deixaria muita gente feliz, incluindo o ator. Mas Robert Downey Jr. já foi premiado de uma maneira que muitos vencedores do Oscar jamais serão.

2 Comentários »

  1. Paulo Ricardo 6 de agosto de 2019 às 9:49 PM -

    Eu vejo a premiação do Oscar para atores de duas formas:a primeira é como uma espécie de incentivo da indústria para uma jovem estrela em ascensão:Lupita Nyong’o,Marisa Tomei,Angelina Jolie(que era apenas a filha de Jon Voight até levar a estatueta),Hilary Swank,Adrien Brody e outros. E a outra forma(que Robert Downey Jr. se encaixaria) é como um agradecimento da indústria aos serviços prestados a ela.Exemplos Al Pacino,Sandra Bullock,Julia Roberts,James Coburn,Jack Palance,Robin Williams.Pode contar com a minha assinatura para qualquer petição a favor de uma nomeação a Robert Downey Jr.Sou fã desse cara,que se reinventou na indústria(não vou entrar em sua vida pessoal,mas admiro a volta por cima que ele deu em relação as drogas) e ajudou a moldar todo o império da Marvel com o primeiro “Homem de Ferro” e os filmes que vieram a seguir.Bem que ele merecia uma estatueta como forma de agradecimento de Hollywood por tudo que ele fez.Abraço!

  2. Otavio Almeida 9 de agosto de 2019 às 2:23 PM -

    Sua visão está correta. Mas eu acho que valorizamos demais o Oscar. Acho que a História provou que exageramos ao colocar esse prêmio no lugar mais alto da prateleira, não? Talentos valem mais. Abs!

Deixe seu comentário »